A ORIGEM DE UMA DAS MÚSICAS MAIS LINDAS DOS ANOS 60!Ouça, vale a pena. - Quantas vezes eu e também você, provavelmente, já ouvimos essa bela canção. Mas, como eu, você também, suponho, desconhecia a circunstância que a inspirou... Aí está: sobre um fato ocorrido na entidade "Missão dos Orfãos", em Washington, DC., em 1969. Foi lá que ficou eternizada a música "He ain't heavy, he is my brother"do "The Hollies " (depois de ouvir, você se lembrará!) A história conta que, certa noite, durante uma forte nevasca, na sede da entidade, um padre plantonista ouviu alguém bater na porta. Ao abri-la ele se deparou com um menino coberto de neve, com poucas roupas, trazendo em suas costas, um outro menino mais novo, fome estampada no rosto, o frio e a miséria dos dois comoveram o padre. O sacerdote mandou-os entrar e exclamou : - Ele deve ser muito pesado. Ao que o que carregava disse: - Ele não pesa, ele é meu irmão. (He ain't heavy, he is my brother) Não eram irmãos de sangue realmente. Eram irmãos da rua. O autor da música soube do caso e se inspirou nele para compô-la . E da frase fez-se o refrão. Esses dois meninos, foram adotados pela instituição. É algo inspirador nestes dias de falta de solidariedade, violência e egoísmo e é da real compreensão que nossa família extrapola os laços de sangue. Como somos todos filhos de um único Criador, logo somos todos irmãos.
A todos aqueles que durante o ano, deram uma passadinha para conhecer meu blog e para aqueles que diariamente vem para saber de alguma novidade por aqui, minha mensagem de Natal.
Para as carolinasMisture o leite e a água e leve ao fogo em panela grande até ferver. Abaixe o fogo e acrescente a manteiga até que a mesma derreta. Coloque uma pitada de sal. Peneire a farinha. Desligue o fogo e acrescente-a misturando sempre até que a massa fique bem homogênea e desprenda da panela.Coloque em travessa de vidro redonda até que esfrie e junte os ovos um a um, misturando bem. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma assadeira. Com uma manga de confeitar e um bico de aproximadamente 1 centímetro de diâmetro, forme na assadeira pequenas “bolas” de aproximadamente 4 a 5 centímetros de diâmetro, com espaço suficiente para que não grudem umas nas outras enquanto estiverem assando. Leve ao forno por cerca 15 a 20 minutos ou até que as carolinas dourem. Para resfriá-las, deixe no próprio forno com a porta levemente aberta.
Para a calda de chocolateEm banho-maria, derreta o chocolate em barra no leite com o chocolate em pó cuidando para que fique bem homogêneo. Conserve em banho-maria até servir.MontagemAbra as carolinas ao meio no sentido horizontal e recheie cada uma com uma bola pequena de sorvete de creme. Cubra com a calda de chocolate quente e decore com as amêndoas. Sirva 3 ou 4 bolinhas com uma bola de sorvete.
iNGREDIENTES
Massa
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga gelada
125 g de açúcar de confeiteiro (glaçúcar)
1 ovo
Pitada de sal
Gotinhas de essência de baunilha
Recheio de limão
1 lata de leite condensado
200 ml de creme de leite
Suco de 3 limões (ou a gosto)
Marshmallow
1 xícara (chá) de açúcar refinado
5 colheres (sopa) de água
20 g de glucose de milho
5 claras
2 e ½ colheres (sopa) de açúcar
MODO DE PREPARO
Para a massa Misture, em um recipiente, a farinha, o açúcar e a manteiga, que deve estar gelada (corte-a em cubinho s para facilitar). Forme uma farofa bem solta, apertando com a mão. Acrescente o ovo e incorpore, dando liga. Caso não seja suficiente para ligar a massa, acrescente um pouquinho de leite integral, mexendo com uma das mãos, com delicadeza, para unir a massa. Preaqueça o forno a 160ºC-180ºC. Leve a massa à geladeira e deixe resfriar. Abra-a, no formato da assadeira, disponha a massa na assadeira. Pressione, com a ponta dos dedos, para firmar e faça pequenos furos por toda a superfície, utilizando um garfo. Leve a massa enformada à geladeira por cerca de 15 minutos, apenas para resfriá-la. Asse em forno preaquecido a 180º graus até que doure.
Para o recheio de limãoPeneire o suco de limão e reserve. Misture o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão até que forme um creme. O suco deve ser acrescentado aos poucos. Verifique sempre o sabor.
Para o marshmallowMisture o açúcar, a água e a glucose de milho. Leve ao fogo até atingir aproximadamente 180ºC (cerca de 6 minutos). Não mexa a mistura enquanto estiver no fogo. Reserve. Bata as claras em neve até pico firme, acrescente o açúcar e continue batendo. Em seguida, adicione, na batedeira da clara em neve, a calda da panela, que ainda estará quente. Bata por aproximadamente 15 minutos (até esfriar).
Para a montagem da tortaColoque uma camada generosa de creme de limão, gelado, sobre a massa. Decore com o mashmallow, utilizando um saco de confeitar para formar pequenas "pitangas" de marshmallow sobre toda a superfície da torta. Para decorar, passe um maçarico, levemente, sobre o marshmallow.
Dica: para evitar que a massa fique úmida, pincele uma fina camada de chocolate derretido no fundo, antes de colocar o creme.
Torta do Luiz
INGREDIENTES
Massa
20 g de bolacha maisena
15 g de manteiga
5 g de castanha-do-pará
Recheio
20 g de creme de leite
50 g de chocolate meio amargo
30 g de chocolate ao leite
50 g de castanha-do-pará
20 ml de cachaça
Calda
50 g de maracujá
1 colher (sopa) de açúcar
50 ml de água
MODO DE PREPARO
Em um liquidificador, bata a castanha e a bolacha até virar uma farinha. Misture a manteiga, com a mão, e mexa bem até obter uma massa. Forre uma pequena assadeira de fundo removível com a massa. Em seguida, bata o maracujá com o açúcar e a água no liquidificador. Leve ao fogo baixo, por cinco minutos, para reduzir. Passe em uma peneira e leve à geladeira. Derreta os dois chocolates em banho-maria. Misture o creme de leite, a castanha-do-pará picada e a cachaça. Mexa bem e jogue a mistura na forma que estava a massa. Leve à geladeira por 4 ou 5 horas. Desenforme no momento de servir e cubra a torta com a calda. Para decorar, salpique folhas de hortelã.