.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

 História: 1927 - Dançarina Isadora Duncan morre em acidente de carro


Em 14 de setembro de 1927, em Nice, França, a famosa dançarina Isadora Duncan é estrangulada após o enorme cachecol de seda que vestia se enroscar na calota da roda traseira do carro – conversível.

Isadora Duncan nasceu em 1877 em San Francisco e mudou-se para a Europa para se tornar bailarina com menos de 20 anos. Ela sempre foi uma amante da dança.  Na adolescência, lecionou na escola de música da mãe. Porém, Duncan nunca treinou balé clássico. Pelo contrário, tinha um espírito boêmio livre e suas danças improvisadas tinham forte cunho emocional. Eram coreografadas, dizia, “para redescobrir a beleza, os movimentos rítmicos do corpo humano.”



No dia em que morreu, Duncan era passageira de um novo modelo de carro desportivo conversível. Assim que passou para o banco de trás, o longo cachecol vermelho – que passou a usar assim que aderiu ao comunismo, segundo relatou um jornal sensacionalista – se enroscou na calota da roda traseira do lado do passageiro, se prendeu ao eixo e a enforcou violentamente em torno do pescoço de Duncan, jogando-a ao chão, e arrastando-a pelo pavimento de paralelepípedos. Ela morreu instantaneamente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário