.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Bolsa - A melhor amiga da mulher


Amiga inseperável da mulher, a bolsa tem uma história também.
Vamos lê-la?


 A história da bolsa

Por voltados dos anos 500, as bolsas apareceram através de variações de tamanhos, ornamentos e capacidade interna peculiar a cada sexo.
As bolsas masculinas, maiores que as femininas eram geralmente feitas de couro, peles, tecidos ornados com franjas, pingentes, bordados em fios de ouro, prata e pedrarias.




Certas bolsas “especiais”, tinham o objetivo de carregar itens como remédios, tabaco, rapé, chaves, leques, escovas de cabelos e algumas foram desenhadas para armazenar relíquias e livros de oração, conhecidas como bolsas de relicário.
 A “ pochet” que conhecemos hoje, era Aspochetes, pequenas e chatas, presas a cintura.



No século XV as bolsas ainda continuavam a ser usadas suspensas pelo cinto tanto por homens como por mulheres. Na versão feminina era chamada de escarelle (palavra francesa escar, que significa avarento). Na versão masculina, estilo à bolso (um modelo retangular) e à esmoleiro (trapezoidal ou quadrada).

A prática medieval de dar esmolas deu origem a uma bolsa chamada Almoniere. Ela foi usada predominantemente nas Cruzadas, continuando no período Gótico e na Renascença. Designada para carregar moedas de ouro, foi dada pelo clero a membros das Cruzadas. Foram confeccionadas em seda, linho, veludo ou em couro, suspensas na cintura por cinturões ou cordões.


Pois é.... Depois de tantos anos a bolsa está ai.
É claro que hoje a bolsa não é específica para carregar determinado objeto como foi no passado (mesmo porque a mulher precisaria de várias bolsas, não é mesmo?
Mas o que a mulher carrega dentro de uma bolsa?


Descobriu-se, por exemplo, que a mulher carrega, em média, 67 itens dentro de sua bolsa!


Deliciem-se com algumas respostas:

Eu levo lenço umedecido, pra tirar a maquiagem ou limpar depois que faço xixi. Também levo álcool gel, pra limpar as mãos, levo celular, caneta e bloquinho, fio dental, cartões, chiclete, baralho, quando a bolsa é grande um livro, fotos, e as vezes outra troca de roupa, caso eu me molhe ou sei lá o que. Cada mulher leva coisas diferentes, mas eu acho a minha bolsa a mais inusitada de todas.”



“-barra de cereais, óculos de sol, hidratante, carteira, chaves, documentos,nécessaire,iPod (e similares)

maquiagem,agenda, cartão de crédito,escova de dente,absorvente,dinheiro,fio dental,remedio pra dor de cabeça, pente,escova de cabelo,lenço de papel,lixa de unha,remédio para cólica,pinça,pasta de dentes,espelho,sombrinha,câmera digital,talões de cheques,contas a pagar,Agenda eletrônica,Perfume,desodorante.”



“ Bem entre outras coisas carrego chave carteira band aid, acetona algodão, um livro ou revista e palavras cruzadas que eu faço, maquiagem e etc...”
“carteira, contas pagas e a pagar rsrsrsr, lencinhos descartaveis, maquiagem, celular, perfume, hidratante, pinça, caneta, anel, brinco, pulseiras extras, chicletes e balas, mais um monte de coisa que agora nao lembro... bjim”


“ Minha bolsa.

Na minha bolsa tem um pente, um baton, um blush, lixa de unha, mil pedaços de papel picadinho com e-mails e endereços anotados.

 cartão de médico da Mali, retrato da jojo, retrato da mali, telefone da padaria anotado em um papel rosa bem visível.
na minha bolsa tem: bala de goma, pastilha de hortelã, um tylenol, duas aspirinas, um vidrinho de soro fisiológico, outro com creminho roubado de um motel. Tem pasta de dentes, uma escova de dentes daquelas que dobram, lencinho de papel, calcinha branca em um saquinho, um absorvente.
 tem um paninho com um alfinete e uma agulha com linha, dois grampos pretos e uma tesourinha."




" meu cartão da CASSI, meu cpf, e minha identidade, duas chaves lá de casa, uma chave do escritório, uma chave da casa do papai, uma chave reserva do carro.

na minha bolsa tem uma carteira, que há muito tempo anda meio vazia... mas sempre aberta , na esperança de entrar mais um dinheirinho...
ah...na minha bolsa tem: uma cadernetinha com um lapisinho preso nela, tem uma toalhinha pequeninha para quando eu chorar muito, chorar pouco, ou mesmo só deixar sair uma lagrima. na minha bolsa tem cartão de mil advogados, de dois corretores de imóveis, e de um salão que faz sombrancelhas falsas...
ah... como pesa essa bolsa, e o pior, quando eu troco, esqueço tudo, como hoje, que fiquei sem meu celular...”



“ olha cara...esses dias quando fui no Motel com a minha namorada...ela me tira UM CHAMPAGNE da bolsa....”


“ Carteira, estojo de maquiagem, celular, caneta, bloco de notas, perfume, chaveiro, chicletes, pente, prendedor de cabelo, estojo com escova, pasta de dentes e fio dental, porta moedas, mp3, kit de remédios, óculos de sol e de grau e o principal de tudo bloqueador solar fator 60, bjs.”


“ levamos; maquiagem, absorvente meia calça reserva para se acaso a que estivermos usando desfiar, balas e chicletes,barrinhas de cereal , pacotinhos de sopa instantânea, óculos escuros, chaves com chaveiros múltiplos, celular,filtro solar,perfume,creme de pentear,reparador de pontas,lixa de unha,base para as unhas,carteira com os documentos,cola super bonde,caneta com cheirinho de fruta, agenda e espero não ter esquecido de nada!!!!”


“ Eu levo dinheiro, documentos, celular, chaves com váários chaveiros, protetor solar, rímel, batom, blush, base, pó compacto, desodorante, escova de cabelo, remédio para dor de cabeça, remédio para pedras na vesícula, algodão e micropore (para quando dá bolha no pé), gilete caso eu queira me suicidar depois de uma audiência (nada, hehe), bloquinho de anotações, caneta, bolacha club social, balas do tipo pastilha, barra de cereal, rifocina para passar nos cachorros machucados da rua, presunto também pros cachorros da rua, vermífugo pros cachorros da rua, enfim todo o kit cão de rua....”


“ Acessórios que não tem lista que caiba , absorventes, curativos prontos, lixa de unha, tesourinha, celular, calcinhas, blusas, cotonetes, bijuterias, canetas, agenda, óculos de sol, batons, perfumes, cartões telefônicos, barrinhas lights, lenços de perfumados , e banhos francês em forma de lencinhos , alfinetes e agulhas , etc. é muita coisa esta faltando ai só vai o que o veio na lembrança.”


Fontes: de pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário