.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Receitas para todas as horas







TORTA ALEMÃ DE MAÇÃ
INGREDIENTES
MASSA:
300 gr de farinha
200 gr de manteiga
100 gr de açúcar
1 gema
1 colher (sopa) de vinho tinto
RECHEIO:
6 maçãs vermelhas ácidas (1kg)
1 colher (sopa) de vinho tinto
100 gr de uva passa branca sem semente
Misture bem a manteiga com o açúcar, junte a gema e acrescente o vinho. Adicione a farinha e amasse até obter uma massa homogênea, mas gordurosa e pegajosa. Divida a massa em duas porções na proporção 2/3 e 1/3. Leve à geladeira, por ½ hora.
RECHEIO:
Descasque as maçãs e corte em fatias médias. Misture as maçãs, o vinho e a uva-passa. Cozinhe no vapor até amolecer. Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável com os 2/3 da massa. Coloque o recheio. Com o restante da massa, faça rolinhos bem finos e monte uma grade sobre o recheio. Asse, em forno médio, até a massa estar dourada.


TORTA DE LIMÃO
INGREDIENTES (FORMA PEQUENA)
MASSA:
1 pacote (200gr.) de biscoito maizena
1/2 xícara de manteiga derretida
RECHEIO:
300 ml. de leite
6 colheres (sopa) de açúcar
40 gr. de manteiga
2 gemas
3 colheres (sopa) de maizena
casca ralada de 2 limões
suco de 1 ½ limão
SUSPIRO:
2 claras
6 colheres (sopa) de açúcar
suco de ½ limão
Misture os ingredientes da massa. Forre uma forma desmontável e asse em temperatura média. Deixe esfriar e reserve.
RECHEIO:
Bata as gemas, o açúcar, o leite e a maizena no liqüidificador. Cozinhe em fogo lento. Retire do fogo e acrescente a manteiga e o suco e a casca de limão. Deixe esfriar e coloque sobre a massa.
SUSPIRO:
Bata as claras em neve, junte o açúcar e o suco de limão. Bata muito bem até obter um suspiro bem firme. Com um saco de confeiteiro, arrume o suspiro sobre o creme de limão. Leve à salamandra para dourar.


TORTA MOUSSE DE CHOCOLATE (1 unidade - 12 porções)
Fazer de véspera
250 gr. de manteiga em temperatura ambiente
250 gr. de açúcar
250 gr. de chocolate em pó
7 gemas
7 claras batidas em neve bem firme
1 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo
raspas de chocolate
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro, adicione as gemas, uma a uma, e em seguida o chocolate e continue a bater. Acrescente a farinha e as claras em neve. Numa forma untada, coloque aproximadamente 0,5cm. de massa e asse em forno médio até que endureça e solte dos lados. Deixe esfriar. Coloque o restante da massa até 2cm. da borda e leve ao freezer coberto com filme plástico. Desenforme 1/2 hora antes de usar e decore com as raspas de chocolate.

DELÍCIA DE ABACAXI
INGREDIENTES (8 PESSOAS)
DOCE DE ABACAXI:
1 abacaxi grande, em cubinhos
3 colheres (sopa) de açúcar
CREME:
1 lata de leite condensado
4 gemas
raspa de cascas de limão
COBERTURA:
4 claras
4 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite, gelada e sem soro
Coloque o abacaxi e o açúcar em fogo alto e quando ferver abaixe. Cozinhe até obter um doce relativamente espesso. Reserve. Bata no liqüidificador os ingredientes do creme. Leve ao fogo para engrossar. Bata as claras em neve bem firme, acrescente o açúcar (1 colher de cada vez), e continue a bater até o ponto de suspiro. Tire da batedeira e adicione o creme de leite.
MONTAGEM:
Em uma travessa funda, coloque o doce de abacaxi, em seguida o creme e, por último, o suspiro. Leve, coberto com filme de PVA, à geladeira por, no mínimo, 12 horas.

QUINDÃO
INGREDIENTES
1 coco PEQUENO ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
15 gemas
½ kg de açúcar
Junte todos os ingredientes e misture bem com o batedor de ovos até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar, coberta, por 1 hora. Unte uma forma para pudim, com manteiga e polvilhe com açúcar. Coloque a massa, cubra e deixe descansar por mais 2 horas. Pré-aqueça o forno. Asse tampado, em banho-maria. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário